Madre Elisa Martinez

1938 – Pia União
A congregação do Instituto Filhas de Santa Maria de Leuca nasceu no extremo da Itália, em 1938, junto do santuário de “Santa Maria de Finibus Terrae”, que o povo simplesmente chamava de Nossa Senhora de Leuca. A sua missão inicial era ajudar as mães solteiras e outros desfavorecidos de uma sociedade em desenvolvimento industrial.
1941 – Direito Diocesano
Reconhecido como Congregação de Direito Diocesano
1943 – Direito Pontifício
Reconhecimento de Direito Pontifício. Nesta altura estava já em grande expansão, travada um pouco pela 2.ª Guerra Mundial, mas depois acelerada por toda a Itália e países vizinhos.
A espiritualidade do Instituo Filhas de Maria é mariana, sob o Patrocínio de nossa Senhora da Imaculada Conceição cuja festa é no dia 8 de Dezembro. A sua carisma e missão, tem um fim específico que inspira a máxima Evangélica.
Todas as vezes que fizerdes isto a um destes irmãos
mais pequeninos, é a mim que o fazeis” (cf. Mt. 25-40)
Comunidade de Vida
Vivem em comunidade como uma grande família, professam os três votos evangélicos; a castidade, pobreza e obediência cujos membros tem igual direito e dever com a mesma vocação que é servir o próximo.
Expansão: Desde 1965

- Europa (Suíça, França, Espanha e Portugal)
- Estados Unidos
- Canadá
- Índia
- Filipinas
- Vietname
- México
Atividade Apostólica:
- Trabalhos de Assistência Social
- Paróquias
- Educação (Creches, Jardins de Infância, 1º, 2º e 3º Ciclo (na Índia escola superior)
- Centros de Acolhimento para Mães solteiras
- Hospitais (Em Roma e Índia )
- Assistência as crianças carenciadas, aos Leprosos e aos presos( nas cadeias)
- Lares de Idosos e meninas
- Missões
A nossa missão em Índia
As nossas irmãs desenvolvem varias atividades além trabalhos na área de assistências sociais, escolas paroquias e hospital e um Ambulatório Mobil. Prestam assistência numa aldeia de Sanatório de Leproso “Sanitarium” uma propriedade do estado de Índia em Madurai. O seu principal trabalho consiste em primeiro lugar no conforto fraterno e na tentativa de ajudar os leprosos em tudo o que podem necessitar, tanto física como espiritual.
Nas Filipinas
Preocupam-se na formação /educação da primeira infância , trabalhos pastorais na paroquias e também desenvolvem-se trabalhos e atividades com as crianças menos favorecidas e as crianças de surdo-mudo.
Em Portugal
- 1967 – Mangualde, assistência no Hospital de Mangualde em Viseu.
- 1972 – Em Fátima – apoiamos às famílias. Infantário /Jardim de Infância acolhemos as crianças desde 4 meses aos 6 anos
- 1974/75 – acolher crianças abandonadas e emigrantes vindo da África
- 1983 até a presente – designado por nome Centro Infantil.
O Centro Infantil Santa Maria de Leuca é uma instituição que pertence ao IPSS e atualmente temos duas valências que são Creche e Pré-escolar.